A odontologia restauradora restabelece os dentes perdidos. Atende aqueles que perderam parcialmente um ou mais dentes, bem como aqueles que perderam todos os dentes.

Implantodontia

A especialidade odontológica da Implantodontia anexa na mandíbula um implante feito de materiais aloplásticos que servirão de suporte para as próteses unitárias, parciais, removíveis ou próteses totais. Uma pequena peça confeccionada em titânio de altíssimo grau de pureza, chamada de Implante Dental Osseointegrado é colocada junto ao osso do maxilar, onde deveria estar a raiz do dente natural. Esse procedimento é feito a partir de uma pequena cirurgia de grande precisão. Em seguida, é confeccionada uma coroa dental com a anatomia do dente – impossíveis de serem distinguidas dos dentes naturais – para depois ser fixada no implante. Podemos dizer que o Implante é a raiz dentária artificial para substituir a raiz dentária natural.

Entre a fase de colocação do implante e confecção da coroa definitiva, o cliente usará uma coroa provisória para a manutenção do espaço e restauração da estética. A duração do implante, bem como da prótese no implante e da coroa dental, será a mesma de um dente natural, desde que não sejam submetidos a agressões e maus tratos.

A microcirurgia, utilizada atualmente para auxiliar na instalação do implante, tornou esse procedimento minimamente invasivo, evitando, muitas vezes, incisões e pontos. Com isso, a recuperação ficou indolor e sem cicatriz.

Outro diferencial é a integração das especialidades que complementam a implantodontia, a começar pela elaboração de próteses personalizadas e feitas artesanalmente no laboratório da própria clínica, respeitando sempre as características de cada cliente.

Os Implantes são próteses fixas ou removíveis (overdenture), retidas em sua posição por pinos integrados ao osso. São pinos rosqueáveis de titânio que, após a sua instalação vão se unir ao osso, dando assim o suporte necessário para a confecção do trabalho protético.

Atualmente, dispomos de novas técnicas e materiais de última geração que possibilitam, em alguns casos, a instalação da prótese no implante em 48 horas ou até no mesmo dia. Esta técnica é chamada de “Carga Imediata”.

É importante que o paciente saiba que, após o término do tratamento, ele deve fazer uma manutenção periódica variando o intervalo de acordo com o caso. Esse acompanhamento é necessário para que o implante esteja sempre em perfeito estado, mantendo assim a saúde dos tecidos de sustentação (osso e gengiva).

Prótese dental

O tratamento de prótese dental pode tratar da recuperação de um único dente para a reabilitação da oclusão, ou com múltiplos dentes. Dentes perdidos podem ser substituídos por próteses que oferecem conforto ao paciente, devolvem a capacidade mastigatória, restauram a estética do sorriso e melhoram a autoestima. Os avanços tecnológicos nos últimos trinta anos revolucionaram a forma como olhamos para o mundo, e na área da odontologia isso não é exceção.

Muitas opções de tratamentos protéticos estão agora disponíveis, alguns até mesmo não imaginados antes. Implantes dentários, restaurações estéticas, entre outros, têm ocupado a capa de revistas e jornais, e o número de publicações dedicadas exclusivamente à odontologia restauradora tem aumentado. Consequentemente, pacientes bem informados mostram um aumento no desejo de beneficiar-se dessas novas soluções para a ausência de dentes.

Atendemos as três especialidades de prótese disponíveis no mercado:

Prótese fixa dentária: é uma substituição dos dentes que foram perdidos devido à destruição coronária ou a restauração de dentes que foram submetidos a um tratamento de canal, conferindo maior resistência ao dente. A restauração através da prótese fixa dentária pode restabelecer apenas um dente, uma prótese fixa unitária, ou vários dentes, chamada de ponte fixa ou prótese parcial fixa.

Prótese fixa sob implantes: Tem como brase o implante e é fixo, como na prótese fixa convencional.

Prótese removível dentária: é a produção de uma dentadura para substituição dos dentes que foram perdidos ou retirados devido a problemas bucais.